Resumos da mesa redonda

06 de maio


MESA REDONDA: Ensino de Aritmética e Álgebra

Profª. Yuriko Yamamoto Baldin DM/UFSCar (SP); Prof. Wanderley Moura Rezende - IME/UFF (RJ)

Mediadora: Profª. Sueli Cunha - IME/UERJ (RJ)


O desenvolvimento da linguagem matemática no ensino fundamental na transição dos conceitos básicos da aritmética para a álgebra

Para discutir o tema “Ensino de Aritmética e Álgebra” nesta Mesa Redonda, propomos uma perspectiva para o professor que trabalha na transição entre os dois ciclos I e II do Ensino Fundamental. Entre os 4º a 7º anos divididos entre esses ciclos, surgem com muita frequência dificuldades dos professores em encontrar uma linguagem matemática adequada para ensinar os alunos, e a comunicação de conceitos matemáticos segue cada vez mais abstrata nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Uma componente desta dificuldade de linguagem matemática é devida ao fato que, para além dos procedimentos de cálculo das quatro operações aritméticas e algumas propriedades dos números naturais, uma expansão cuidadosa para novos campos numéricos não é percebida como fundamental para desenvolver o pensamento algébrico dos processos de modelagem de problemas, que é um dos objetivos do currículo escolar atual. Nossa proposta é mostrar que a linguagem matemática que sustenta a transição entre a aritmética e a álgebra pode ser desenvolvida desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, apresentar alguns exemplos ilustrativos, e promover discussões sobre esta perspectiva para a formação de professores, para superar as dificuldades de transição entre o ensino/aprendizagem dos dois níveis de ensino fundamental.

(Yuriko Yamamoto Baldin - DM/UFSCar)


Refletindo sobre o fenômeno da dupla descontinuidade na formação algébrica de professores de matemática da educação básica

O fenômeno da dupla descontinuidade, citado por Klein em 1908, continua ainda muito presente na formação inicial dos professores de Matemática. Existe um grande hiato entre o que se aprende de Álgebra no Ensino Superior e o que se ensina deste conhecimento na Educação Básica. Nesta palestra apresentaremos algumas situações didáticas presentes na escola básica, procurando refletir sobre os obstáculos epistemológicos e didáticos, o limiar entre o ensino de Álgebra e o de Aritmética, bem como as dificuldades históricas encontradas no seu ensino.

(Wanderley Moura Rezende - IME/UFF)